
Iniciativa da comunidade tecnológica e educacional envolvendo crianças na elaboração de jogos interativos para computadores, com o objetivo pedagógico de estimular aptidões em programação, o Scratch Day atenderá crianças de 07 a 12 anos de idade durante o Experimenta Educação.
O evento promovido pela secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação SDCETI acontece entre os dias 17 de 19 de maio, no Adamastor Centro. As inscrições seguem abertas até 06 de maio por meio do site experimenta.guarulhos.sp.gov.
Durante Scratch Day, até 60 crianças terão à disposição dois laboratórios de informática nos quais poderão praticar atividades de programação. Voluntários da área de pedagogia irão estimular a criação de jogos educativos. O evento realizado em Guarulhos é cadastrado na rede mundial de scratch.
Para Alex Garcia, servidor público na Escola de Administração Pública ESAP, da secretaria de Gestão, as crianças que participam da atividade tem a oportunidade de experimentar a computação de maneira criativa, desafiadora e divertida.
Conforme explica a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura, Marianne Antunes, o objetivo do Scratch é envolver as crianças no ambiente criativo e tecnológico que marca o Experimenta, incentivando sua criatividade.
Já o secretário da SDCETI, Rodrigo Barros, afirma que a transformação cultural e o fortalecimento do ecossistema inovador em Guarulhos leva em consideração as crianças. “Ao envolvê-las, alegramos o ambiente do evento e principalmente, criamos as condições para que a geração futura vivencie em plenitude as conquistas tecnológicas do seu tempo, sejam nos campos econômico ou social”, explica Rodrigo Barros.
Scratch é uma linguagem de programação criada nos Estados Unidos, pelo Media Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) como forma de auxiliar jovens e crianças na matemática e na lógica.