
Uma das principais atrações durante o Experimenta Educação, o Hackathon (maratona tecnológica) reúne estudantes do ensino médio, universitários, programadores e demais profissionais de tecnologia com o propósito de desenvolver soluções inovadoras para a gestão pública da educação e novas metodologias tecnológicas de ensino.
As inscrições seguem abertas até 06 de maio no site experimenta.guarulhos.sp.gov.
Em seu terceiro ano, o Experimenta deve novamente mobilizar pesquisadores, professores, empreendedores, investidores e o público conectado à tecnologia. A cada nova edição os participantes são chamados a abordar um tema de relevância para a sociedade sob a perspectiva da inovação tecnológica.
O formato hackathon, que significa ‘maratona de programação’, consiste em concentrar estudantes com aptidão em programação, desenvolvedores de softwares, empreendedores e demais habilidades num processo de intensa produção tecnológica, monitorado e orientado por mentores.
Os participantes se dividem em grupos multidisciplinares, buscando o desenvolvimento de soluções inovadoras em plataformas web, dispositivos eletrônicos, equipamentos de uso pessoal ou aplicativos para smartphones e tablets.
O melhor protótipo será premiado com incubação no Centro de Inovação Tecnológica Innovation Guarulhos e também no Média Lab. Menores de idade a partir dos 14 anos podem participar, desde que autorizados pelos pais ou responsável.
De acordo com o secretário da SDCETI, Rodrigo Barros, o Experimenta tem a missão de promover a cultura da inovação tecnológica na cidade de Guarulhos. “Além dos resultados e soluções práticas, trata-se de uma ação de política pública para a ciência, tecnologia e inovação. É compromisso do governo Guti investir em medidas que colaborem para tornar Guarulhos uma cidade cada vez mais inteligente”, comenta.