
Infraestrutura, conteúdo e métodos de ensino em processo de modernização. Professores e alunos desmotivados. Violência no ambiente escolar, elaboração de políticas públicas que aperfeiçoem a educação. Esses e outros assuntos serão temas do Fórum Desafios Contemporâneos da Educação, durante o Experimenta Educação.
Organizado pela secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação SDCETI, o evento acontece entre os dias 17 e 19 de maio, no Adamastor Centro. O fórum de debates ocorre no sábado, 18, a partir das 9h.
O Experimenta é um evento tecnológico e empreendedor, no qual os participantes são chamados a abordar um tema de relevância para a sociedade sob a perspectiva da inovação tecnológica, de maneira a produzir soluções aplicáveis à gestão pública e a prestação dos serviços públicos à população. Também há integração com o setor privado.
Nas discussões os especialistas irão abordar o desenvolvimento de novas tecnologias que fortaleçam as ferramentas de aprendizado e gestão, dando resposta aos diversos problemas observados na educação.
A abertura do Fórum deverá contar com as presenças do secretário da SDCETI, Rodrigo Barros e do subsecretário da Educação, Fernando Moraes. Os debates serão mediados por representantes do Centro de Inovação Tecnológica Innovation Guarulhos CITIG e Instituto Federal Campus Guarulhos IFSP.
A atividade será dividida em duas partes. O Painel 1, Educação, Tecnologia e Conhecimento, terá entre os debatedores o diretor da Escola Municipal Manoel Bandeira, professor Rodrigo de Mendonça, a professora de Artes, Angela Consiglio e a professora de Educação Básica, Paula Teixeira .
Já o Painel 2, Papel da Escola no Contexto em que Toda a Informação Esta na Internet, contará com as participações da professora de Educação Básica, Ana Paula Reis, da gerente técnica de Educação Ambiental, Carolina Gilli e da Coordenadora de Programas Educacionais, Verônica Freires.
Além do fórum de debates, a programação do Experimenta conta com um hackathon (maratona tecnológica), concurso de startups Pitch4Gru e Scratch Day. Os temas abordados nas palestras irão subsidiar os desafios a serem solucionados pelos participantes do hackathon, que se inicia na manhã de sábado e terá duração de 24 horas.