Maratona de tecnologia e inovação em Guarulhos terá Hackathon e concurso de startups no fim de semana

28/04/2023 - 16:30

Desta sexta-feira (31) até domingo (2) a Prefeitura de Guarulhos promoverá a 7ª edição do Experimenta, que acontecerá no Adamastor com o objetivo de estimular soluções inovadoras e fomentar o empreendedorismo tecnológico por meio de duas modalidades: Hackathon e Pitch4Gru. Em cada edição um tema diferente é tratado e, no ano de 2023, será habitação. As inscrições se encerraram no dia 19 de março. Ao todo foram oito startups habilitadas para o Pitch4Gru e 61 participantes no Hackathon.

Este último consiste em uma maratona de 24 horas em que os participantes terão acesso aos desafios da cidade no âmbito da habitação e precisarão, durante esse tempo, pensar em soluções inovadoras para os problemas apresentados. Ao final das 24 horas os participantes deverão apresentar um pitch, de até três minutos, explicando a sua ideia para a banca avaliadora, que escolherá as melhores soluções. Durante o processo contarão com mentores de diversas áreas para auxiliá-los.

Já o Pitch4Gru é um concurso de startups voltado a empresas que possuam soluções em temas relacionados à habitação e que já estejam, ao menos, em estágio pré-operacional. O pitch nessa modalidade será de até cinco minutos e um time de jurados irá escolher as melhores soluções.

Em ambas as modalidades a participação é gratuita e haverá premiação em dinheiro para as três melhores soluções. No Hackathon o valor será de R$ 5 mil para o primeiro colocado, R$ 3 mil para o segundo e R$ 2 mil para o terceiro. Já no Pitch4Gru a premiação será de R$ 9 mil para o primeiro colocado, R$ 6 mil para o segundo e R$ 3 mil para o terceiro.

31 de março – sexta-feira

18h - Recepção